quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mercado de eSports movimenta US$ 612 milhões em todo o mundo, diz estudo

A Ásia representa mais da metade do dinheiro arrecadado para o mercado de eSports

O mercado de eSports continua em constante ascensão, chamando cada vez mais a atenção do público e investidores ao redor do mundo. Um novo relatório do instituto de pesquisa SuperData indica que o setor tem atualmente um público de 134 milhões de espectadores dedicados e gera US$ 612 milhões.
De acordo com o estudo, o continente asiático ainda é o principal consumidor de eSports, gerando mais da metade do dinheiro arrecadado pelo setor - US$ 374. A América do Norte, por sua vez, é responsável por US$ 113 milhões, enquanto a Europa arrecadou US$ 73 milhões. O resto do mundo, incluindo o Brasil, traz US$ 24 milhões ao mercado.
"A América do Norte e a Europa tem, recentemente, visto um grande aumento no número de pessoas que assistem a eSports e comparecem a eventos ao vivo". diz o relatório. "Jogos digitais populares como 'Dota 2' e 'League of Legends' tem um público enorme que assiste ou participa regularmente de competições. A ascensão de games competitivos apresenta a publishers uma nova forma de estender a experiência ao usuário e permite a marcas engajar uma geração de consumidores que gastam pouco de seu tempo com formas tradicionais de entretenimento".
O valor dos prêmios também aumentou significativamente nos últimos anos: De 2012 a 2014, por exemplo, o prêmio total do campeonato mundial de "Dota 2" pulou de US$ 1,6 milhão para quase US$ 11 milhões. De acordo com o SuperData, este aumento de quantia gera maior interesse por parte do público.
A popularidade dos eSports no mercado ocidental também trouxe uma ressurreição nas competições de FPS. Nos EUA, por exemplo, os torneios mais assistidos envolvem a franquia "Call of Duty", representando 28% do público total. O segundo colocado, "League of Legends", chega a apenas 9%.

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