Uma exposição realizada em Londrina, no norte do Paraná, apresenta a história e a evoluição dos videogames. O Museu do Videogame Itinerante reúne mais de 200 consoles, dos clássicos Telejogo, Atari, Nintendo 8 bits e Mega Drive, até os mais atuais, como PlayStation 4 e Wii U. Os visitantes podem jogar gratuitamente vários deles, assim como participar do palco do jogo Just Dance.
Segundo o curador do museu, Cleidson Lima, a ideia de fazer a exposição começou após um “ultimato” da esposa. “Eu coleciono videogames há dez anos. Como a coleção cresceu demais, ela falou que, se eu não fizesse um museu ou algo parecido, ela ia mandar os videogames embora. Então, resolvi levar essa ideia em frente”, explica Lima.
A exposição começou em 2011, em Campo Grande (MS), onde ficou por cinco anos. Londrina é a primeira cidade a receber o museu além da capital sul-mato-grossense. “Decidimos levar para Londrina por perceber que é uma região tem um perfil muito tecnológico, e que possui um público que gosta de games”, explica o curador.
Durante as exposições, o curador percebe que há uma mescla de interesses entre os visitantes. “Uns preferem jogar os mais atuais. Porém, em Londrina, temos percebido que as pessoas preferem os mais clássicos. Vejo muitos pais mostrando para os filhos, jogando junto. E os mais novos procurando conhecer esses videogames antigos. É uma experiência bem legal, que me faz até perder aquele ‘ciúme’ dos consoles”, destaca.
0 comentários:
Postar um comentário